segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Geoeconomia

 A Geoeconomia em um mundo de transformação digital


A transformação digital, hoje em dia tão falada no segmento empresarial, se torna um dos aspectos da geoeconomia, pois é importante que as empresas, de um modo geral, estejam adaptadas ao atual contexto digital. Assim elas asseguram a sua relevância e influência.


Por isso, Startups são tão influentes. Veja os exemplos da Netflix e do Nubank. A primeira abocanhou o mercado da tecnologia streaming no final da década passada, se tornando uma das gigantes desse segmento. Já a segunda cresceu e se tornou uma famosa Fintech, ou seja, empresa que consegue atuar no ramo das finanças por meio de soluções digitais.


É inegável a influência das Fintechs, que fazem até mesmo as instituições financeiras mais tradicionais adquirirem também um perfil mais digital para se manterem relevantes.


A importância da presença online


No mundo da geoeconomia, em que as empresas e a economia se tornam cada vez mais importantes, a presença digital deve ser uma das estratégias prioritárias das empresas.


Por isso que ter um site, um bom serviço de hospedagem e comprar um domínio se tornam alguns dos pilares para que uma empresa tenha condições de se tornar competitiva dentro da sua área de atuação.


No atual contexto da economia, o mundo globalizado e desprovido de fronteiras é o cenário para as empresas exercerem as suas atividades. Portanto, é nessa situação que o Marketing digital é a principal arma para as empresas se conectarem com o seu público, estejam onde estiverem.


Por essa razão que uma empresa sabendo como consolidar a sua própria presença online se torna cada vez mais acessível para os seus respectivos clientes.


A relevância do conteúdo no atual cenário econômico


Em tempos de geoeconomia – e também de pandemia – o conteúdo é a principal isca para as empresas fisgarem os seus clientes. É por isso que para um negócio se manter coeso e conquistar território é necessário investir em conteúdo.


Os canais digitais são os principais meios para você produzir conteúdo ao seu público e mostrar que o seu produto ou serviço é a solução. Nesse cenário, em que a geoeconomia assume um papel importante, ter presença digital é investir também em conteúdo.


Atualmente existem vários canais digitais para viabilizar essa interação. Alguns deles são bem conhecidos, tais como:


Redes sociais: O Instagram, o Facebook, o Twitter e outras mídias do momento possuem características distintas, mas todas reúnem vários tipos de público. Cabe aos gestores procurarem aquelas em que a sua persona mais frequenta.


Além do mais, o Instagram, por exemplo, possui a sua versão business, voltada justamente para as empresas, possibilitando uma interação mais eficiente com os clientes.



Google Meu Negócio


Cadastrar a sua empresa nesse serviço gratuito do Google facilita muito a sua presença digital. Ele permite que você disponibilize informações importantes, como, por exemplo, endereço, contato, fotos, localização e também avaliações de outros clientes.


E como a geoeconomia faz parte dessa comunicação cada vez mais sem fronteiras, o Google Meu Negócio proporciona para a empresa um grande alcance.


Canal de vídeos


Vídeos criam uma forte ligação com o público. A união do som, das imagens e das palavras reforça o conteúdo. Por isso, saber como investir e inserir os vídeos na comunicação da sua empresa é importante para uma boa estratégia de Marketing digital.


A moderna esfera geoeconômica


É inegável que a China e os Estados Unidos são os protagonistas no atual cenário da geoeconomia. É possível detectar essa influência por meio do segmento cultural. Um exemplo disso é a indústria de cinema norte-americana.


Hollywood vibra quando um filme obtém êxito nas bilheterias estrangeiras, especialmente na China.


Há tempos que a China vem se destacando no cenário mundial, protagonizando os holofotes com os Estados Unidos.


De uma forma geral, os conflitos na atual era digital, marcada pela geoeconomia, se desenrolam não mais pela força das armas, mas pelo poder dos mercados e da informação.


O Muro de Berlim demolido no final dos anos 80, o avanço da internet ao longo da década de 90 e a consolidação do que hoje chamamos de globalização são exemplos claros para entender essa dinâmica que envolve Economias e Políticas mundiais.


É claro que tudo isso influencia os negócios


Em um mercado cada vez mais globalizado, até mesmo os pequenos negócios são afetados pelos mais variados tipos de eventos. Veja o exemplo das consequências provocadas pela pandemia, que afetaram desde as grandes empresas até pequenos empreendimentos.


Se antes já era necessário um gestor investir em site, hospedagem de site, domínio e presença digital, no contexto pós-Covid-19 a necessidade aumenta ainda mais. Veja neste gráfico o quão alto foram os registros de novos domínios nos últimos meses.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares