quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Revolução da Vacina

 Resumo da Causa!!!

Quando o presidente Rodrigues Alves assumiu o governo, em 1902, nas ruas da cidade do Rio de Janeiro acumulavam-se toneladas de lixo.


Desta maneira, o vírus da varíola se espalhava. Proliferavam ratos e mosquitos transmissores de doenças fatais como a peste bubônica e a febre amarela, que matavam milhares de pessoas anualmente.


Decidido a reurbanizar e sanear a cidade, Rodrigues Alves nomeou o engenheiro Pereira Passos para prefeito e o médico Oswaldo Cruz para Diretor da Saúde Pública. Com isso, iniciou a construção de grandes obras públicas, o alargamento de ruas, avenidas e o combate às doenças.


A reurbanização do Rio de Janeiro, no entanto, sacrificou as camadas mais pobres da cidade, que foram desalojadas, pois tiveram seus casebres e cortiços demolidos. A população foi obrigada a mudar para longe do trabalho e para os morros, incrementando a construção das favelas.


Como resultado das demolições, os aluguéis subiram de preço deixando a população cada vez mais indignada.


Era necessário combater o mosquito e o rato, transmissores das principais doenças. Por isso, o intuito central da campanha era precisamente acabar com os focos das doenças e o lixo acumulado pela cidade.


Primeiro, o governo anunciou que pagaria a população por cada rato que fosse entregue às autoridades. O resultado foi o surgimento de criadores desses roedores a fim de conseguirem uma renda extra.


Devido às fraudes, o governo suspendeu a recompensa pela apreensão dos ratos.


Contudo, a campanha de saneamento realizava-se com autoritarismo, onde as casas eram invadidas e vasculhadas. Não foi feito nenhum esclarecimento sobre a importância da vacina ou da higiene.


Num tempo onde as pessoas se vestiam cobrindo todo o corpo, mostrar os seus braços para tomar a vacina foi visto como "imoral". Assim, a insatisfação da população contra o governo foi generalizada, desencadeando "A Revolta da Vacina".

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Conditional sentences

 As conditional sentences (orações condicionais) são frases que expressam a ideia de que algo só aconteceu, acontece ou acontecerá sob uma determinada condição.


Condicional com if

Na língua inglesa, a maioria das frases com verbos condicionais são construídas com o uso de if (se).


Essas frases com if, são chamadas de if clauses. Existem 5 tipos de if clauses. Confira abaixo.


Tipo 0: if + Simple Present + Simple Present

As frases condicionais de tipo 0 abordam situações gerais.


Exemplos:


If I go there, I call you. (Se eu for lá, te ligo.)

If he calls, she gets happy. (Se ele liga, ela fica feliz.)


Exemplos:


If she arrives on time, we will go to the party. (Se ela chegar a tempo, vamos à festa.)

If I see Adrian, I am going to invite him for the concert. (Se eu vir o Adrian, o convidarei para o show.)


Exemplos:


If I had money, I would travel around the world. (Se eu tivesse dinheiro, viajaria pelo mundo.) - Present Conditional.

If I had money, I would be traveling around the world. (Se eu tivesse dinheiro, estaria viajando pelo mundo.) - Present Continuous Conditional

Veja também: Would

Veja também:

Simple Past

Present Continuous

Was e were

Tipo 3: if + Past Perfect + Perfect Conditional ou Perfect Continuous Conditional

Frases condicionais de tipo 3 são utilizadas para indicar condições irreais no passado e um resultado provável.


Exemplos:


If we had studied, we would have passed the exam. (Se tivéssemos estudado, teríamos passado na prova.) - Perfect Conditional.

If you had listened to your mother, you would have been enjoying your vacations. (Se você tivesse ouvido sua mãe, estaria curtindo suas férias.) - Perfect Continuous Conditional.


Exemplos:


If you hadn't been late, you would have arrived in time to catch the bus. (Se você não estivesse atrasada, teria chegado a tempo de pegar o ônibus.) - Past Perfect + Perfect Conditional

If you studied, you would get a better grade. (Se você estudasse, tiraria uma nota melhor.) - Simple Past + Present Conditional

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Energia Termoelétrica

 A energia termoelétrica ou termelétrica é a energia produzida pela queima de combustíveis fósseis  realizada nas usinas termoelétricas.

As usinas termoelétricas podem ser edificadas em qualquer lugar.


Como é produzida a Energia Termoelétrica

A energia termoelétrica é produzida através do calor originado da queima dos combustíveis fósseis postos numa caldeira que aquece a água e seu vapor movimenta as turbinas, que por sua vez, são conectadas aos geradores de energia elétrica e, por fim, transportada por meio de linhas transmissoras à população.


Energia Termoelétrica e o Meio Ambiente

Com a queima de combustíveis fósseis, há liberação de gases na atmosfera e por isso, muitas vezes, as usinas termoelétricas aumentam o efeito estufa e causam impactos ambientais (aquecimento global, chuva ácida). Sua utilização torna-se viável na medida em que supre a necessidade nos momentos de seca no país, pois os rios diminuem seus fluxos e as hidrelétricas a produção de energia.

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Apartheid

 Aphartheid


Os holandeses foram os primeiros europeus a constituírem colônias no sul do continente africano e empregavam em suas plantations o trabalho escravo dos autóctones.


A colônia do Cabo passou às mãos do Reino Unido em 1800. Os britânicos aboliram a escravidão, mas isso não significou a aquisição de direitos civis. Em 1892, o direito ao voto era baseado no nível de instrução e nos recursos financeiros que possuíam. Esta medida atingia diretamente a população negra.


No ano de 1894, os indianos foram privados de seu direito de voto e, em 1905, ocorre o mesmo com os negros. Também estes têm sua circulação restringida a determinadas áreas.


Entre 1899-1902 explode a Guerra do Bôers. Estes eram os descendentes de holandeses que haviam permanecido na África e que não encontravam espaço na administração britânica.


Após terríveis combates, os bôers são derrotados, mas conseguem negociar, em 1919, uma Constituição, criando a "União Sul-Africana". Neste país, os brancos teriam privilégios e os negros seriam apartados da vida civil.


Esta política abre espaço para o regime do Apartheid, mas ganhou a oposição do Congresso Nacional Africano, partido político criado em 1912 para defender os direitos dos negros.


O regime de segregação racial iniciou-se no período colonial. A partir das eleições de 1948, contudo, o apartheid é oficializado através da nova legislação que passou a classificar e separar os habitantes em grupos raciais como "negros", "brancos", "de cor" e "indianos".


Do ponto de vista ideológico, o Apartheid nasceu a partir do conceito de superioridade racial defendido na Europa no século XIX. No século XX, o nazismo argumentava pela eliminação das chamadas “raças inferiores”. Na África do Sul, isto se materializou no estabelecendo uma hierarquia racial e um labirinto legal de discriminação racial na África do Sul.


Somente em 1990, num processo iniciado pelo presidente Frederik Willem de Klerk, começaram as negociações para acabar com o regime racista. São realizadas eleições democráticas em 1994, que foram vencidas pelo Congresso Nacional Africano, sob o comando de Nelson Mandela.


O Apartheid e as nações do mundo

Toda esta prática racista e excludente acarretou em violência e num movimento de resistência interna, bem como um embargo comercial contra a África do Sul.


Um dos protestos mais violentos foi o realizado contra as Leis do Livre Trânsito, em 21 de março de 1960, o qual acabou em tragédia, matando 69 manifestantes e ferindo 180.


Como consequência, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou, em 6 de novembro de 1962, a "Resolução 1761". Nela, se reprovava as práticas racistas do regime sul-africano e pedia aos membros da ONU que cortassem relações militares e econômicas com a África do Sul.


Assim, a África do Sul ficou isolada, entre 1978 e 1983, sem receber investimentos estrangeiros e proibida de participar em competições esportivas internacionais.


Em consequência, em 1984, algumas reformas foram introduzidas, sem muito resultado. Entre 1985 e 1988, eventos de extrema violência contra os povos oprimidos tornam-se corriqueiros, mas leis de censura impedem a mídia de divulgá-los.


Nelson Mandela contra o Apartheid

O personagem mais icônico que lutou contra regime foi Nelson Mandela (1918-2013). Mandela militou no Congresso Nacional Africano, liderando a ala jovem do partido, realizando atos de sabotagem e promovendo greves.


Julgado por traição em 1963 e condenado à pena de prisão perpétua na Ilha Robben, cumpriria 27 anos de cárcere.


Com a abertura política e anistia, foi libertado e eleito presidente, conduzindo o processo de redemocratização da África do Sul.


Para saber mais: Nelson Mandela


As Leis do Apartheid

Lei de Terras Nativas (1913): divide a posse da terra na África do Sul por grupos raciais;

Lei sobre Nativos em Áreas Urbanas (1918): obriga os negros a viverem em locais específicos;

Lei de Proibição dos Casamentos Mistos (1949): torna ilegal o casamento entre pessoas de raças diferentes;

Lei de Registro Populacional (1950): formalizou a divisão racial através da introdução de um cartão de identidade diferenciado por raças;

Lei de Áreas de Agrupamento (1950): determina os locais onde cada grupo viveria de acordo com sua raça;

Lei de Auto-Determinação dos Bantu (1951): cria fundamentos governamentais distintos para cidadãos negros;

Lei de Reserva dos Benefícios Sociais (1953): determina quais locais públicos poderiam ser frequentados por cada raça.

O Apartheid na prática

A candidatura de não-brancos era recusada e eles não podiam votar;

Os negros eram proibidos de exercer diversos trabalhos e não podiam empregar trabalhadores brancos;

A terra destinada aos negros era, geralmente, improdutiva e não permitia a subsistência digna;

A educação para os negros era de péssima qualidade e voltada ao mercado de trabalho braçal;

Trens e ônibus eram segregados, bem como as praias, piscinas públicas e bibliotecas e cinemas;

Fim do Apartheid

O Apartheid terminou em 1994, quando Nelson Mandela ascendeu ao cargo de Presidente da África do Sul. No entanto, problemas como a miséria, a injustiça e a desigualdade entre brancos e negros ainda são comuns no país.


Após as eleições, a população branca se viu destituída dos poderes que tinha conservado por quatro décadas. Muitos deles, com receio de ataques, resolveram deixar o país, com medo da violência inter-racial.


Mandela deixou bem claro que sua intenção não era criar outro regime segregacionista, separando a minoria branca da maioria negra. A ideia era proporcionar uma sociedade igualitária, independente do credo, religião, cor, etc.


Apesar de muitas questões terem sido resolvidas, com a inclusão dos negros na política e economia, a insatisfação da população persiste. Afinal, os negros ainda têm os piores índices de condições de vida, desigualdade econômica, social, cultural, e o desemprego cresce a cada ano.


Para tanto, estudos apontam que o problema da segregação racial é uma realidade na África do Sul. Além dos negros é importante ressaltar que imigrantes chineses e indianos, sofreram também com o regime do apartheid, e ainda hoje, lidam com a xenofobia no país.


Guardada as devidas proporções, podemos comparar a herança do Apartheid, com o racismo no Brasil. O preconceito racial no País tem origem no sistema escravista que imperou por mais de 300 anos (1530 - 1888). Suas consequências estão presente até hoje nos índices de desigualdade social entre brancos e negros.

terça-feira, 19 de outubro de 2021

Metrificação - resumo

 A Metrificação é a forma utilizada na Poética para medição de versos (metro), sendo, portanto, o estudo dessa medida.


Ela é feita mediante a escansão - que consiste na contagem dos sons e dos versos a partir da elevação de ritmo ou tonicidade das palavras - e, uma vez que a poesia teria originalmente a função de ser cantada, esses fatores desempenhavam particular importância, visto que os efeitos desejados eram obtidos através da regularidade dos versos, bem como das rimas.


Assim,

Metro = medida do verso.

Metrificação = estudo do metro.


Recursos Utilizados

A medição de versos obedece às seguintes particularidades:


Sinalefa: Junção de duas sílabas numa só, por elisão, crase ou sinérese.

Elisão: Supressão da vogal final átona quando esta estiver diante da vogal que inicia a palavra que se segue.

Crase: Fusão de vogais iguais.

Sinérese: Contração de duas vogais contíguas em um ditongo.

Diésere: Separação de vogais numa mesma palavra, constituindo duas sílabas distintas.

Hiato: Encontro de duas vogais átonas, constituindo uma única sílaba.

Sílabas Literárias X Sílabas Gramaticais

A contagem das sílabas literárias, ou poéticas, se distingue da contagem das sílabas gramaticais. Isso porque enquanto na gramática se considera o número de sílabas gráficas, na literatura se considera o número de sílabas sonoras.


Há duas regras que diferenciam as sílabas literárias:


Contar somente até a última sílaba tônica de cada verso;

Unir sílabas quando houver som fraco e forte ou vice versa.

terça-feira, 12 de outubro de 2021

Muro de Berlim - origem

Origem do Muro de Berlim:

Para compreender a existência do Muro de Berlim precisamos lembrar do contexto da Guerra Fria (1945-1991). Esta foi uma disputa geopolítica iniciada ao fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) entre os Estados Unidos (liderando o bloco capitalista) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (à frente do bloco socialista).


Ao término da Segunda Guerra Mundial, os principais vencedores – Inglaterra, Estados Unidos, França e União Soviética – ocuparam a Alemanha derrotada. Na cidade de Berlim se via esta situação com mais claridade, pois as três nações também se apropriaram de Berlim.


Os três primeiros países possuíam o mesmo alinhamento político-econômico, ou seja, o capitalismo. Assim, criaram a zona “tripartida”, algo que não agradou a Stalin, pois deixava ameaçado o território ocupado pela URSS.


Em 1948, Stalin decreta o “Bloqueio de Berlim”, um cerco “pacífico” que impedia a chegada de suprimentos à Alemanha Ocidental, pela terra e pelos rios. A resposta dos Estados Unidos e da Inglaterra foi utilizar aviões para garantir o abastecimento e o transporte.


O cerco foi interrompido em 13 de maio de 1949 e os Aliados permaneceram em Berlim. Igualmente, no dia 23 do mesmo mês, criam a República Federal Alemã (Alemanha Ocidental), impedindo que Stalin se apoderasse de todo território alemão.


Por sua parte, a URSS decreta a criação da República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) em 7 de outubro de 1949.

terça-feira, 5 de outubro de 2021

Parágrafo - resumo

 O parágrafo corresponde a uma estrutura textual onde estão contidas informações de um texto, sendo caracterizado por um recuo em relação à margem esquerda do texto.


O texto constitui um todo coeso, sendo composto de diversos parágrafos. Estes, são constituídos por diversas frases, que apresentam uma determinada coerência e coesão entre si, ou seja, uma ideia central mediante pontuação e uso de elementos coesivos adequados à semântica do texto.


A passagem de um parágrafo ao outro, dependerá do conteúdo e da finalidade do emissor de construí-lo.


A partir disso, lembre-se que a eficácia de um texto ou de abordar sobre um tema, se formam mediante o discurso e a concatenação das ideias apresentadas pelo locutor (emissor), de forma a permitir o entendimento do interlocutor (receptor).


A palavra, do grego “parágrafos” significa “escrever ao lado” ou “escrito ao lado”, sendo seu símbolo (§), ainda muito utilizado nos artigos legislativos.


Curioso notar que o símbolo do parágrafo, equivale a dois ésses (S) envolvidos, que representam as iniciais das palavras latinas “signumsectionis” (sinal de secção, de corte).


Tipos de Parágrafo

Dependendo da dimensão e do tipo de texto, os parágrafos são classificados em:


Longos: muito utilizado em textos acadêmicos, monografias, teses e artigos, pois apresentam conceituações, definições e exemplificações.

Médios: normalmente encontrado nos meios de comunicação como as revistas e os jornais. Esse tipo de parágrafo prende a atenção do leitor, uma vez que suas ideias são apresentadas de maneira menos extensa.

Curtos: encontrados nos textos infantis ou propagandas de publicidades. Constituídos por poucas palavras e, no caso das propagandas, uso de frases de destaque.

Narrativos: utilizam dos recursos de textos narrativos (contar uma história) para a construção do parágrafo como o predomínio dos verbos de ação. Nesse caso, se o discurso utilizado for o direto, pode haver travessões para indicar as falas das personagens.

Descritivos: parágrafos repletos de adjetivos, verbos de ligação e orações coordenadas, dos quais apresentam uma descrição e/ou apreciação de objeto, pessoa, lugar, acontecimento, dentre outros.

Dissertativos: parágrafos que apresentam uma ideia; sua proposta é defendê-la através da argumentação.

Estruturação do Parágrafo

A constituição de um parágrafo envolve três partes fundamentais:


Introdução: chamado de “tópico frasal”, essa parte define toda a ideia do parágrafo. Alguns recursos que auxiliam na estruturação de um tópico frasal são: uma alusão histórica, declaração inicial, interrogação, dentre outros.

Desenvolvimento: momento de explicação e/ou explanação do tópico inicial (frasal). Algumas maneiras para o desenvolvimento do texto são: desenvolvimento por definição, fundamentação, exemplos, detalhes, comparação

Conclusão: Nessa parte, ocorre o arremate e a retomada para encerrar a ideia inicial.

Exemplos de parágrafos

A seguir, alguns exemplos dos diversos tipos de parágrafos:


1. Parágrafo Longo

“Interessante notar que o sucesso da obra não fora passageiro e seu reconhecimento implicou no aumento considerável do número de vendas e edições ao longo desses anos, sobretudo, do conhecimento e reconhecimento do público; e, se pensarmos assim, já temos certeza que esse ‘personagem lendário’ adquiriu uma posição de destaque, já que é considerada uma das maiores obras infanto-juvenis do Brasil, sendo atualmente utilizada nas escolas como ferramenta de acesso e, consequentemente, para disseminar o gosto pela leitura. Além disso, foi adaptada para cinema, série televisiva e desenho animado, expandindo ainda mais os corriqueiros momentos de travessuras desse menino tão maluquinho”.


2. Parágrafo Médio

"O escritor e educador Rubem Alves (80 anos), esteve internado desde 10 de julho em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Nessa manhã, faleceu no Hospital Centro Médico de Campinas-SP, com falência múltipla de órgãos".


3. Parágrafo Curto

"Compre agora com 50% de desconto".


4. Parágrafo Narrativo

"Preocupada com a discussão na noite anterior, Sofia preferiu ligar à Dora, e contar-lhe sobre o ocorrido, antes que alguém o fizesse:


— Oi Dora, tudo bem? Estou te ligando para falar que Joaquim estava ontem na festa e acabamos discutindo pelo mesmo motivo, mas dessa vez ele se alterou demasiado".


5. Parágrafo Descritivo

"Adélia conseguiu comprar a casa de seus sonhos num condomínio próximo à montanha, com garagem, jardim, piscina e área de lazer. Na parte de baixo está a cozinha, toda equipada (com máquina de lavar e armários), a lavanderia, as salas (sala de jantar e sala de estar), e, ainda, o pequeno lavabo com decoração rústica. Na parte superior da casa estão os quartos (totalizando 5), sendo que todos eles são suítes, possuem carpete e armário embutido".


6. Parágrafo Dissertativo

"O abate humanitário, defende, sobretudo, o bem-estar do animal, garantido durante toda sua vida até o momento do abate. Alguns apostam que esse tipo de abate, ao contrário do abate tradicional, favorece na qualidade da carne, visto que a animal sente uma taxa menor de stress. Entretanto, esse tipo de classificação coaduna com o sistema tradicional de abate, de forma que o animal senciente, decerto não vive feliz confinado e, como todos os seres, não deseja morrer. Igualmente, o fim desses animais, seja no sistema de abate tradicional ou na irônica expressão abate “humanitário” são o mesmo: a morte e o sofrimento de uma vida sem liberdade".

Postagens populares