terça-feira, 12 de outubro de 2021

Muro de Berlim - origem

Origem do Muro de Berlim:

Para compreender a existência do Muro de Berlim precisamos lembrar do contexto da Guerra Fria (1945-1991). Esta foi uma disputa geopolítica iniciada ao fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) entre os Estados Unidos (liderando o bloco capitalista) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (à frente do bloco socialista).


Ao término da Segunda Guerra Mundial, os principais vencedores – Inglaterra, Estados Unidos, França e União Soviética – ocuparam a Alemanha derrotada. Na cidade de Berlim se via esta situação com mais claridade, pois as três nações também se apropriaram de Berlim.


Os três primeiros países possuíam o mesmo alinhamento político-econômico, ou seja, o capitalismo. Assim, criaram a zona “tripartida”, algo que não agradou a Stalin, pois deixava ameaçado o território ocupado pela URSS.


Em 1948, Stalin decreta o “Bloqueio de Berlim”, um cerco “pacífico” que impedia a chegada de suprimentos à Alemanha Ocidental, pela terra e pelos rios. A resposta dos Estados Unidos e da Inglaterra foi utilizar aviões para garantir o abastecimento e o transporte.


O cerco foi interrompido em 13 de maio de 1949 e os Aliados permaneceram em Berlim. Igualmente, no dia 23 do mesmo mês, criam a República Federal Alemã (Alemanha Ocidental), impedindo que Stalin se apoderasse de todo território alemão.


Por sua parte, a URSS decreta a criação da República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) em 7 de outubro de 1949.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares