segunda-feira, 25 de abril de 2022

EXERCÍCIOS SOBRE A ONU

1.

“As Nações Unidas, sendo uma organização internacional de caráter universalista, com um número muito grande de estados-membros, tenta equilibrar na sua estrutura o peso das grandes potências com o princípio da maioria. Por esse motivo, sua estrutura é chamada de bicéfala, contendo duas câmaras principais com poderes distintos”.


SILVEIRA, C. E. Âmbito Jurídico. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br>. Acesso em: 19 jun. 2015.


As duas câmaras principais mencionadas pelo texto são:


a) o Conselho de Segurança e a Assembleia Geral


b) o Secretariado das Nações Unidas e a Instância dos Países-membros


c) a Corte Internacional de Justiça e o Conselho de Segurança


d) a Assembleia Geral e o Conselho Econômico Social


e) o Banco Mundial e o Secretariado das Nações Unidas


“Nós, os povos das Nações Unidas, resolvidos:


2. a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra, que, por duas vezes no espaço da nossa vida, trouxe sofrimentos indizíveis à humanidade, e a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor do ser humano, na igualdade de direitos dos homens e das mulheres, assim como das nações grandes e pequenas, e a estabelecer condições sob as quais a justiça e o respeito às obrigações decorrentes de tratados e de outras fontes de direito internacional possam ser mantidos, e a promover o progresso social e melhores condições de vida dentro de uma liberdade mais ampla.


(…) Em vista disso, nossos respectivos Governos, por intermédio de representantes reunidos na cidade de São Francisco, depois de exibirem seus plenos poderes, que foram achados em boa e devida forma, concordaram com a presente Carta das Nações Unidas e estabelecem, por meio dela, uma organização internacional que será conhecida pelo nome de Nações Unidas.”


Preâmbulo da Carta da ONU. Disponível em: http://nacoesunidas.org/carta. Acesso em: 19 jun. 2015.


A criação da Organização das Nações Unidas aconteceu em decorrência


a) da necessidade de uma diplomacia regional durante a Guerra Fria


b) da reivindicação dos países periféricos no início do século XXI


c) da união das potências bélicas mundiais ao final da Primeira Guerra Mundial


d) do enfraquecimento da economia europeia durante a década de 1990


e) do fracasso da Liga das Nações após a Segunda Guerra Mundial


3. (UERJ)


Rússia e China rejeitam ameaça de guerra contra Irã


A Rússia e a China manifestam sua inquietude com relação aos comentários do chanceler francês, Bernard Kouchner, sobre a possibilidade de uma guerra contra o Irã. Kouchner acusou a imprensa de “manipular” suas declarações. “Não quero que usem isso para dizer que sou um militarista”, disso o chanceler, dias antes de os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU – França, China, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos – se reunirem para discutir possíveis novas sanções contra o Irã por causa de seu programa nuclear.


(Adaptado de www.estadao.com.br, 18/09/2007).


O Conselho de Segurança da ONU pode aprovar deliberações obrigatórias para todos os países-membros, inclusive a de intervenção militar, como ilustra a reportagem. Ele é composto por quinze membros, sendo dez rotativos e cinco permanentes com poder de veto.


A principal explicação para essa desigualdade de poder entre os países que compõem o Conselho está ligada às características da:


a) geopolítica mundial na época da criação do organismo


b) parceria militar entre as nações com cadeira cativa no órgão


c) convergência diplomática dos países com capacidade atômica


d) influência política das transnacionais no período da globalização


RESPOSTAS

1. As duas principais esferas de debate e decisão das Nações Unidas são a Assembleia Geral e o Conselho de Segurança.


Alternativa correta: letra A


2. A criação da ONU aconteceu após a Segunda Guerra Mundial em substituição à Liga das Nações, extinta justamente por não ter sido capaz de evitar o conflito em questão.


Alternativa correta: letra E


3. As desigualdades no âmbito do poder do Conselho de Segurança da ONU devem-se ao fato de apenas cinco países serem membros permanentes do Conselho e de possuírem poder de veto sobre todas as decisões. Esses países, exceto a China, foram os grandes vencedores da 2ª Guerra Mundial, época na qual o organismo foi criado e representavam as principais potências geopolíticas.


Alternativa correta: letra A

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares