terça-feira, 21 de junho de 2022

Aorta

 Aorta

A aorta é a principal artéria do nosso corpo e também a maior delas. Esse vaso sanguíneo surge do ventrículo esquerdo do coração e ramifica-se em várias outras artérias. A principal função dela é garantir que o sangue oxigenado bombeado pelo coração seja levado a todas as partes do corpo. A seguir falaremos mais sobre a aorta, conheceremos suas características, suas partes e descobriremos alguns problemas que podem atingi-la.


Leia mais: Artéria – caracterísiticas, classificação e principais artérias do corpo


Características da artéria aorta

A artéria aorta é a maior artéria do corpo humano e é classificada como uma grande artéria elástica — classificação que leva em conta o diâmetro das artérias e sua quantidade de fibras elásticas. Nos adultos, em sua origem no ventrículo esquerdo, ela apresenta, em média, 2,8 cm de diâmetro.


Assim como todas as artérias, a aorta destaca-se por apresentar paredes resistentes que suportam a alta pressão do sangue no seu interior. Essas paredes são formadas por três camadas: túnica íntima, túnica média e túnica adventícia.


A túnica íntima é uma parte da parede das artérias formada por uma camada de células endoteliais que se apoiam em uma camada de tecido conjuntivo frouxo. Trata-se da camada mais interna da parede das artérias, estando, portanto, em contato com o fluxo sanguíneo.


A túnica média, por sua vez, é formada principalmente por células musculares lisas, que estão dispostas formando camadas concêntricas, e tecido elástico. Trata-se da camada mediana e apresenta-se bem desenvolvida.


Por fim temos a túnica adventícia, que é formada basicamente por colágeno e fibras elásticas. Trata-se da camada mais externa da artéria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares