quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Migração da população: interna e externa

 Exercício para vpcê imprimir e mostrar pro seu professor!


1- O Sudeste brasileiro foi durante muitos anos a região brasileira que mais recebeu migrantes, no entanto, nas últimas décadas esse cenário mudou, atualmente a região Centro-Oeste é o principal destino para os fluxos migratórios. Essas regiões recebem migrantes de várias partes do Brasil. O complexo regional brasileiro que é a principal origem de emigrantes (que saem) é:


 a) Sudeste

 b) Centro-Oeste

 c) Norte

 d) Sul

 e) Nordeste

2- A região que forneceu o maior contingente de colos-imigrantes para a ocupação da fronteira agrícola, no Mato Grosso, Rondônia e Acre, durante os anos 70 e 80, foi a:


 a) Norte

 b) Nordeste

 c) Centro-Oeste

 d) Sul

 e) Sudeste

3- A migração pode ser definida como:


 a) A entrada de migrantes em um determinado país.

 b) A saída de migrantes de um determinado país para outro.

 c) O deslocamento populacional pelo território de um país.

 d) As políticas públicas de controle de natalidade implantadas pelo governo para controlar o crescimento populacional.

 e) Qualquer deslocamento espacial realizado por uma pessoa ou por parte de uma população.

4- Migração é o deslocamento espacial de um indivíduo ou de parte da população de um lugar para outro. A principal causa da migração no mundo e no Brasil tem origem:


 a) econômica.

 b) política.

 c) cultural.

 d) ambiental.

 e) religiosa.

5- “Naquela época não tinha maquinaria, meu pai trabalhava na enxada. Meu pai era de Módena, minha mãe era de Capri e ficaram muito tempo na roça. Depois a família veio morar nessa travessa da avenida Paulista; agora está tudo mudado, já não entendo nada dessas ruas”. Esse trecho de um depoimento de um descendente de imigrante, transcrito na obra Memória e Sociedade, de Ecléa Bosi, constitui um documento importante para a análise.


 a) do processo de crescimento urbano paulista no início do século atual, que desencadeou crises constantes entre fazendeiros de café e industriais.

 b) da imigração europeia para o Brasil, organizada pelos fazendeiros de café nas primeiras décadas do século XX, baseada em contratos de trabalho conhecidos como "sistema de parceria".

 c) da imigração italiana, caracterizada pela contratação de mão-de-obra estrangeira para a lavoura cafeeira, e do posterior processo de migração e de crescimento urbano de São Paulo.

 d) do percurso migratório italiano promovido pelos governos italiano e paulista, que organizavam a transferência de trabalhadores rurais para o setor manufatureiro.

 e) da crise na produção cafeeira da primeira década do século XX, que forçou os fazendeiros paulistas a desempregar milhares de imigrantes italianos, acelerando o processo de industrialização

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares