quinta-feira, 10 de junho de 2021

Contrarreforma Resumo

 A Igreja Católica precisava urgentemente se posicionar perante o avanço das novas igrejas cristãs, dos reis que aproveitaram o movimento protestante para se opor ao Papa e da perda de fiéis. A resposta dela a todo o movimento iniciado pela Reforma foi chamada de Contrarreforma. Reunida em Trento, a Igreja:


estabeleceu normas;

reforçou seus ensinamentos; e

iniciou o combate a heresias e novas igrejas.

Além disso, ela retomou sua atividade missionária, avançando a catequese para as regiões mais distantes do mundo, como a Ásia e a América.


A Companhia de Jesus foi criada por Inácio de Loyola, para formar padres missionários que pudessem levar a mensagem católica para outras regiões do mundo. Os padres jesuítas, como eram conhecidos os religiosos dessa congregação, embarcaram juntamente com portugueses e espanhóis na conquista do Novo Mundo. Na América, os jesuítas tiveram como missão catequizar os indígenas e estabelecer arcebispados nesses lugares.


Outra medida tomada pela Igreja Católica ao longo da Contrarreforma foi a instalação dos Tribunais da Santa Inquisição. Os hereges, ou seja, aqueles que contestavam as doutrinas católicas, eram julgados e, caso fossem condenados, eram excomungados ou até mesmo mortos na fogueira.


No começo da Modernidade, vários cientistas começaram a estudar o funcionamento do Universo e, se a descoberta fosse contrária à concepção católica do mundo, esses cientistas poderiam ser punidos pela Inquisição. Giordano Bruno foi um dos pensadores da ciência moderna julgados pelo tribunal eclesiástico. Como ele se recusou a negar seus estudos, foi condenado à morte na fogueira.


Durante o Jubileu do ano 2000, o Papa João Paulo II promoveu uma revisão da atitude da Igreja Católica ao longo dos séculos. Ele reconheceu vários erros cometidos pelo clero durante a Inquisição, como os julgamentos de Giordano Bruno e Joana D’Arc, que morreram na fogueira, bem como de Galileu Galilei, que renegou seus estudos. Os sucessores de João Paulo II — Bento XVI e Francisco — tomaram medidas no sentido de abrir os arquivos do Vaticano para que outros estudiosos pudessem ter acesso aos documentos históricos do período da Contrarreforma e analisar a atuação da Igreja Católica naquele período histórico.


Em 1995, o Papa João Paulo II esteve em Trento para celebrar os 450 anos do concílio que ocorreu nessa cidade. Em um discurso feito na mesma catedral que, em 1545, iniciou os trabalhos da Contrarreforma.

Resumo sobre a Contrarreforma

A Contrarreforma foi uma reação da Igreja Católica ao avanço das igrejas protestantes durante o século XVI, reafirmando os dogmas católicos e o poder do Papa.

A Reforma Protestante começou logo após Martinho Lutero afixar suas 95 teses na porta da Catedral de Wittenberg, na Alemanha.

Lutero foi excomungado e considerado herege, e sua atitude desencadeou o cisma no cristianismo ocidental.

A imprensa teve um papel significativo na disseminação das ideias protestantes, ao divulgar livros e a Bíblia, que foi traduzida por Lutero do grego para o alemão.

Algumas das medidas adotadas pela Igreja na Contrarreforma foram a criação do Tribunal da Santa Inquisição, a fundação da Companhia de Jesus e a defesa dos dogmas católicos e da infalibilidade do Papa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares