terça-feira, 29 de junho de 2021

Pronomes

 Pronomes

Os pronomes são palavras que substituem grupos nominais de forma a evitar repetições.


 


Já conheces os pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos e indefinidos. Agora no 7º ano vais aprender os pronomes relativos.


 


Subclasses

Pessoal

eu, me, mim, comigo

tu, te, ti, contigo

ele,ela, se, o, a, lhe, consigo

nós, nos, connosco

vós, vos, convosco

eles,elas, se, os, as, lhes, consigo

Possessivo

meu, minha, meus, minhas

teu, tua, teus, tuas

seu, sua, seus, suas

nosso, nossa, nossos, nossas

vosso, vossa, vossos, vossas

Demonstrativo

este, esta, estes, estas

esse, essa, esses, essas

aquele, aquela, aqueles, aquelas

o outro, a outra, os outros, as outras

isto, isso, aquilo

Indefinido

muito, muita, muitos, muitas

pouco, pouca, poucos, poucas

todo, toda, todos, todas

algum, alguma, alguns, algumas

nenhum, nenhuma, nenhuns, nenhumas

tanto, tanta, tantos, tantas

outro, outra, outros, outras

qualquer, quaisquer

nada

tudo

alguém

ninguém

outrem

Relativo

o qual, a qual, os quais, as quais

que

quem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares