quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

EXERCÍCIOS SOBRE PROBLEMAS URBANOS

 QUESTÃO 1

Das alternativas abaixo, todas representam problemas vivenciados no espaço urbano, EXCETO:


a) Ilhas de Calor.


b) Inversão Térmica.


c) Favelização.


d) Segregação Espacial.


e) Concentração Fundiária.



QUESTÃO 2

Explique, resumidamente, a dinâmica das Ilhas de Calor.



QUESTÃO 3

O que significa favelização? Quais são as suas principais causas?



QUESTÃO 4

(UFRS)


Como efeito da atuação inadequada do homem sobre o meio ambiente, surge o problema da poluição das águas. No Brasil, vários rios agonizam, como o Tietê, que atravessa o estado de São Paulo, e o dos Sinos, que recebe poluentes industriais de várias cidades da Grande Porto Alegre.


Quais medidas abaixo, se adotadas, amenizariam, a situação descrita?


I – Tratamento dos esgotos urbanos e despejos industriais;


II – Controle do uso de fertilizantes e pesticidas químicos na agricultura desenvolvida nas bacias hidrográficas;


III – Envolvimento da comunidade em campanhas pela recuperação da qualidade da água;


IV – Plantio de espécies nativas junto às margens dos rios, para refazer a mata ciliar.


a) Apenas I e II


b) Apenas I e III.


c) Apenas I, III e IV.


d) Apenas II, III e IV.


e) I, II, III e IV.



QUESTÃO 5

(UEL) Analise a figura a seguir.




Com base na charge e nos conhecimentos sobre exclusão social em grandes cidades, considere as afirmativas a seguir.


I. A charge remete ao problema da exclusão social nas grandes cidades, cuja população afetada acaba fazendo das ruas seu local de moradia, expressão territorial das enormes desigualdades sociais dos países em desenvolvimento como o Brasil.


II. A charge mostra a estupefação dos moradores de rua da metrópole paulistana, que foram obrigados a fazer parte do cenário de comemoração dos 450 anos da cidade, a fim de demonstrarem o quanto os recentes governos municipais estiveram comprometidos com sua causa.


III. A charge faz referência à tendência de redução do número dos “sem teto”, um problema característico das regiões metropolitanas brasileiras, em função do processo de Globalização e da consequente formação de uma aldeia global.


IV. A charge remete à segregação socioespacial nas grandes cidades e mostra que os moradores de rua têm poucos motivos para comemorar o aniversário das metrópoles onde moram, haja vista que sua sobrevivência tem sido constantemente ameaçada.


Estão corretas apenas as afirmativas:


a) I e III.


b) I e IV.


c) II e III.


d) I, II e IV.


e) II, III e IV.





RESPOSTAS

Questão 1

A concentração fundiária é um problema existente no meio agrário, uma vez que esse termo é utilizado para designar o aumento do número de terras sob a posse de um número cada vez menor de latifundiários. Ilhas de Calor e Inversão térmica são problemas ambientais presentes nas cidades, e Favelização e Segregação Urbana são problemas sociais urbanos.


Portanto, a alternativa correta é a letra (e).



Questão 2

Ilhas de Calor resultam da retirada da cobertura vegetal para a construção de edifícios e prédios, sobretudo em zonas de elevado adensamento urbano. Tal atividade resulta no aumento das temperaturas, uma vez que não há vegetação para diminuir os efeitos do calor. Além disso, as construções atuam como “refletores” que concentram e intensificam o calor do sol e dificultam a circulação do ar, elevando as temperaturas.



Questão 3

Favelização é o processo de formação de moradias irregulares, ocorrido através da invasão de terrenos públicos e particulares, geralmente em condições geológicas não favoráveis à ocupação.


A favelização é resultante da ausência de planejamento urbano e das desigualdades sociais, em que pessoas, que não dispõem de lugar para morar e nem possuem condições para pagar aluguel, acabam invadindo áreas que, em tese, não deveriam ser habitadas, improvisando casas e instalações elétricas.


Além disso, a favelização está diretamente ligada ao êxodo rural, em que grandes massas populacionais deixam o campo para morar nas cidades e não encontram condições estruturais e econômicas para se sustentar, formando grandes contingentes de pobres e miseráveis que acabam não tendo outra opção senão aquela de morar na favela.



Questão 4

Tratamento de esgotos urbanos, controlar o uso dos fertilizantes na agricultura, envolver a comunidade na recuperação dos rios poluídos e recuperar a mata ciliar para diminuir a erosão e proteger as margens são medidas que contribuem significativamente para a recuperação de cursos d’água poluídos.


Portanto, todas as alternativas estão corretas. Letra e.



Questão 5

I – Correta – Ao observar a charge, é possível perceber que os personagens vivem em condições de exclusão social, vítimas da falta de planejamento das cidades, sobretudo em países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil;­­


II – Incorreta – A charge traz uma ironia à condição de vida da população de rua em 450 anos de vida da cidade de São Paulo;


III – Incorreta – Na verdade, a charge faz referência ao aumento da população sem teto e não o contrário;


IV – Correta – A segregação socioespacial gera a formação de pessoas extremamente pobres no seio das cidades, o que ocasiona a ocupação de áreas irregulares ou muito afastadas dos grandes centros, proporcionando também o aumento da ocorrência de pessoas em condições de rua.


Portanto, a alternativa correta é a letra (b) I e IV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares