terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

EXERCÍCIOS SOBRE A CÉLULA VEGETAL

 QUESTÃO 1

As células eucariontes podem ser classificadas em dois grupos principais: células animais e células vegetais. Essas últimas apresentam algumas estruturas exclusivas, tais como os cloroplastos, que são responsáveis pelo processo de fotossíntese. Analise as alternativas a seguir e marque a única estrutura que não pode ser utilizada para diferenciar uma célula vegetal da animal.


a) cromoplastos.


b) leucoplastos.


c) vacúolo de suco celular.


d) mitocôndria.


e) parede celular.



QUESTÃO 2

Vacúolos são estruturas existentes em diferentes tipos celulares, entretanto, o vacúolo de suco celular é uma estrutura típica da célula vegetal. Observe as funções abaixo e marque aquela que não pode ser atribuída ao vacúolo.


a) Atua no armazenamento de substâncias.


b) Participa do processo de respiração celular.


c) Realiza a digestão de componentes celulares.


d) Promove o controle osmótico.


e) Ajuda na manutenção do pH.



QUESTÃO 3

Encontrada principalmente em sementes oleaginosas, essa organela converte lipídios em açúcares. Marque a alternativa que indica corretamente o nome da organela a que a afirmação se refere.


a) vacúolo.


b) peroxissomo.


c) plastídio.


d) glioxissomo.


e) lisossomo.



QUESTÃO 4

(UFSCar) Em uma célula vegetal, o material genético concentra-se no interior do núcleo, o qual é delimitado por uma membrana. Além dessa região, material genético também é encontrado no interior do


a) retículo endoplasmático e complexo Golgiense.


b) complexo Golgiense e cloroplasto.


c) lisossomo e retículo endoplasmático.


d) lisossomo e mitocôndria.


e) cloroplasto e mitocôndria.



QUESTÃO 5

(UFF) O acúmulo de metais pesados no solo, como o cádmio, o zinco e o chumbo, resultante de atividades industriais, tem grande impacto na biota desses locais. Apesar de serem requeridos em pequenas quantidades pelos organismos vivos, o excesso desses metais é tóxico para a maioria das espécies e compromete sua sobrevivência. Algumas espécies de plantas são capazes de crescer em solos que contêm grandes quantidades desses metais. Nas células dessas plantas podem ser encontrados diferentes mecanismos para a resistência a esses metais, como a imobilização por polissacarídeos, a exemplo da pectina, e a formação de complexos com ácidos orgânicos no interior da organela que ocupa o maior volume da célula desenvolvida.


Os locais na célula vegetal onde ocorrem os mecanismos citados são, respectivamente:


a) membrana plasmática e cloroplasto


b) parede celular e vacúolo


c) microtúbulo e lisossomo


d) parede celular e ribossomo


e) membrana plasmática e vacúolo



RESPOSTAS

Questão 1

Alternativa “d”. A mitocôndria é uma estrutura que não pode ser utilizada para diferenciar uma célula vegetal de uma animal, pois ela está presente nos dois tipos celulares.



Questão 2

Alternativa “b”. O processo de respiração celular é dividido em várias etapas, que ocorrem no citoplasma e no interior das mitocôndrias.


Voltar a questão

Questão 3

Alternativa “d”. O glioxissomo é uma estrutura que contém enzimas que transformam lipídios em carboidratos. São importantes no processo de germinação de sementes.



Questão 4

Alternativa “e”. Os cloroplastos e as mitocôndrias são as únicas fontes de DNA fora da região do núcleo celular. A presença de material genético nessas células reforça a teoria de endossimbiose.



Questão 5

Alternativa “b”. A parede celular funciona como uma barreira protetora, enquanto o vacúolo, que ocupa grande parte da célula, realiza diversas funções, como a degradação de moléculas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares